Connect
Psicólogo, mediador de conflitos, membro do Conselho Penitenciário de SP e diretor do Reflexões da Liberdade.
Emerson Ferreira viveu mais de quatro anos na prisão, hoje é Psicólogo; Mediador de Conflitos, membro do conselho penitenciário de São Paulo representando o conselho regional de psicologia, coordena conjuntamente a Extensão em Direito Penal e Criminologia na Faculdade de Direito da USP; Membro da Rede de Ação Política para a Sustentabilidade, na categoria Jovens RAPS; Membro da Global Shapers Community, rede global de jovens que procuram impactar positivamente as cidades através de projetos, conexões e compartilhamento de aprendizado; Reconhecido como Liderança Jovem do Estado de São Paulo em 2016, premiado pela comunidade Papo de Homem como um dos 68 Homens que inspiraram em 2017 e palestrante do TEDx realizado na Paraíba. Emerson é também Ativista Social nas questões do Sistema Prisional e Empreendedor Social através do projeto Reflexões Da Liberdade. Ele acredita que todo jovem empoderado é capaz de mudar a sua comunidade. Por meio de suas palestras, 50 mil pessoas em escolas, empresas e prisões já foram conscientizadas sobre empatia. Para Emerson, a educação com inclusão, ética e humanidade tem o poder de transformar e diminuir as desigualdades sociais.
O Reflexões da Liberdade gera impacto social fazendo com que a sociedade repense os processos que enchem as prisões, ressignificando os territórios e desenvolvendo a comunidade para que reivindiquem a vivência das políticas públicas.
Trabalhamos desenvolvendo competências socioemocionais em escolas, empresas e prisões, criando conexões entre diferentes classes para resolver problemas sociais, estamos sensibilizando e conscientizando a sociedade, a respeito do prejuízo social do preconceito.
Atuando desde 2017 com alunos das escolas públicas e particulares, presos e egressos do sistema penitenciário para que se tornem competentes e autônomos em suas vidas, fazendo com que estrategicamente exista a diminuição da Desigualdade social, gerando vidas restauradas dos traumas vividos pelas insuficiências do Estado.
Fazemos isso influenciando mudanças de leis que regem o sistema de justiça, além de propor em conjunto ações que destaca a causa dos problemas do sistema prisional, ampliando assim a rede de parceiros sensibilizados e engajados na busca efetiva da mudança do paradigma de justiça e educação em nosso país.